Música | Mãe

Post extra, por que a semana está maravilhosa! Nem preciso dizer que morro de amores pelo Emicida. E sim, sempre que ele nos fizer com um clipe ou um trabalho novo eu vou postar aqui. Saiu quentinho do forno, e o clipe Mãe já me deixou com os olhinhos embotados de lágrimas. Filho de dona Jacira Roque de Oliveira, mulher poderosa, Emicida nos dá de presente esse clipe cheio de declarações de amor.

Jacira aprendeu na escola que por ser negra era pior que os outros, e que certamente não teria muitas opções na vida em virtude disso. Sofreu com os maus tratos no colégio de freiras onde estudou ainda menina, e se viu obrigada a tornar-se forte. Era questão de sobrevivência. O silêncio diante dos abusos nas escola e em casa do pai alcoólatra, eram um ensaio para um casamento violento na vida adulta. A mulher negra aprende desde cedo que apanhar é normal. Este foi seu primeiro contato com o feminismo. Apanhar não é normal nunca.

O vídeo mostra um pouco da história de sua mãe e de tantas outras mães negras no Brasil e no mundo, sem falar na participação da mesma lá no finalzinho.

Eu, Jan, sou um negra que nasceu e cresceu com muitos privilégios, mas nenhum deles me livrou da experiência com o racismo e a discriminação. Ainda não sou mãe, mas sonho com o dia em que vou contar para os meus filhos que houve um tempo em que nós mulheres negras não tínhamos opção, sempre domésticas, sempre objeto de uso e satisfação de desejo, sempre as tias do café, sempre as cozinheiras, sempre as lavadeiras e não há demérito em nenhuma dessas funções. A grande questão é que para alguns, essas são as únicas que nos cabem.

"Sonho com o tempo onde as mina não tenham que ser tão forte"

Dona Jacira, mesmo de origem humilde, resistiu, lutou e  nunca se conformou. Deu vida e sabedoria suficiente a seus filhos. Emicida usa a música como arma para combater a desigualdade social. A essas duas figuras, obrigada.

 A minha mãe é dentista, servidora pública da polícia científica do estado de Alagoas e doutoranda em nano tecnologia, e dou graças por tudo o que ela representa em minha vida. À ela tudo.



"Eu vi Deus, e ele era uma mulher preta"

Comentários