Leitura | O livro dos negros


Publicado pela Primavera Editorial no Brasil, a obra de Hill Lawrence conta a trajetória de Animata Diallo, mulçumana, filha de um joalheiro e uma parteira, nascida em Bayo no continente africano. Um romance histórico ambientado no século XVIII conta em detalhes como funcionava o sequestro e tráfico de africanos para a América do Sul onde seriam escravizados. Aos 12 anos, Animata vê a mãe assassinada por traficantes, se arrasta numa longa caminhada até a costa africana e embarca num navio negreiro rumo ao desconhecido.


Ao chegar à América, a pequena é leiloada como uma mercadoria e torna-se propriedade um fazendeiro produtor de índigo na Carolina do Sul. Meena conhecia bem como funcionava a relação de mestre e escravo, mas nada justificava a crueldade dos toubabos [brancos] com os negros que realizavam a maior parte do trabalho pesado nas fazendas ou dentro das mansões em que viviam.

Já em idade adulta, se casa com um dos negros que fez a travessia do mar atlântico com ela. Animata é separada de seu bebê e vendida a um Judeu que a leva para longe das lavouras de índigo e permite que ela aprenda a ler, escrever e fazer contas, mas a mantinha como escrava lucrando com o ofício de parteira que ela aprendeu com a mãe. Mais tarde, Meena é contratada pela marinha inglesa para registrar o embarque dos negros que serviram ao Rei George III na Revolução Americana. O livro dos negros é inspirado nesse documento histórico que cataloga aproximadamente 3 mil almas para a liberdade do outro lado do oceano.

A maior riqueza desse livro é o ponto de vista da pequena Animata sobre do mundo que a cerca.   Ao ser capturada repara nas diferenças anatômicas do homem branco em relação ao homem negro, tentando imaginar, por exemplo, como eles conseguiam respirar com narinas tão pequenas. Antes da travessia ela conta sua idade em “chuvas”, guia-se pelos astros maiores como o sol e a lua para contar dias, semanas e meses. A partir do momento que tem acesso a leitura começa a falar como os toubabus.

Ela questiona o sistema escravista ao perceber que o seu senhor, um judeu que acredita na diáspora do povo hebreu do Egito, assim como aqueles que cultuam Alá, é capaz de manter homens e mulheres cativos. Será que seu mestre não tinha medo de cair sobre si a ira divina? 

Animata Diallo é uma personagem carregada de memórias assustadoramente fortes e emocionantes. Não tenha dúvida disso. O livro dos negros rasga o véu de mistério sobre uma série de questões construídas acerca da diáspora africana, coloca o leitor do outro lado da história oficial construindo um novo ponto de vista sobre o assunto.

Comentários

  1. Adorei essa resenha!!! Certamente lerei o livro!! Se aprecias o tema, indico Diga Que Você É Um Deles, de Uwen Akpan <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Conta pra mim!